A greve dos servidores técnico-administrativos, anunciada pela Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm), começou nesta quinta-feira, em Santa Maria. Alguns servidores já pararam em diversos setores e outros devem parar na próxima segunda-feira.
Professores da UFSM resolvem não aderir à greve nacional
O Restaurante Universitário (RU), que conta com 50 servidores públicos, precisou remanejar funcionários para não prejudicar o atendimento:
Temos 50 servidores públicos trabalhando aqui no RU e 50% deles já parou hoje. Remanejamos de outros setores para servir as refeições explica Gilson Bichueti, diretor do RU.
Servidores de universidades federais entram em greve nesta quinta
Bichueti explica ainda que, mesmo que o RU pare de funcionar, os estudantes que moram na Casa do Estudante do campus (que possuem o Benefício socioeconômico), não ficarão sem as refeições:
Entregaremos kits desenvolvidos por nossos nutricionistas com comida pré-pronta para 7 dias. Aí eles cozinham em casa. Isso já acontece aos finais de semana, já que o RU não funciona aos domingo.
A Biblioteca Central conta com 42 servidores públicos mas, de acordo com a diretora Lisandra Arabidian, o funcionamento está normal nesta quinta-feira:
Por enquanto, está funcionando normalmente. Nos próximos dias, vai depender dos nossos servidores. Eles que vão decidir se aderem ou não à greve. Se eu não tiver servidores para o atendimento, a biblioteca vai fechar para atendimento externo adianta a diretora.
Alfredo Lameira, coordenador geral da Assufsm, anuncia que está marcada, para o início da tarde desta quinta, uma assembleia na UFSM, em que serão decididos outros detalhes da greve.
"